Mensagem aos que estão cansados de assinar petições

Postado por Janaina Arcenio, 12 de Janeiro 2014

No calor de toda agonia, indignação, perplexidade, revolta, que os últimos acontecimentos no Maranhão nos causaram, decidimos lançar mais uma petição, agora pedindo o impeachment da governadora Roseana Sarney. Ela foi alertada do que estava para acontecer. Não fez o que devia. Banalizou o mal. Como resultado, cenas de filme de terror nas suas prisões e a vida de uma menina de seis anos interrompida.

Ano passado, tentamos impedir que o senador Renan Calheiros assumisse a presidência do Senado Federal. Antes da eleição por voto secreto, produzimos a petição "Fora Renan", que chegou a mais de 460 mil assinaturas, fato inédito, que teve ampla repercussão no país. Em seguida, após sua posse, dois rapazes de São Paulo, que haviam assinado a nossa, lançaram uma outra, pedindo o impeachment. Mais de 1,5 milhão de assinaturas. Resultado: Renan Calheiros continua na presidência. Soubemos, recentemente, que ele tomou um avião da FAB para fazer implante de cabelo em Recife. 

Tudo isso foi um balde de água fria numa das formas mais eficazes de protesto, amplamente usada por homens e mulheres das mais avançadas democracias. Essa é a razão de insistirmos com você para que não desista de participar de campanhas dessa natureza. Vamos aos motivos.

1. Pode dar certo. Veja o impacto da petição pela Lei da Ficha Limpa. Mais de 2 milhões de assinaturas, o que foi decisivo para que ela fosse aprovada pelo Congresso Nacional.

2. Ainda que não dê certo cria um fato político. O que causa embaraço, cria constrangimento, produz discussão, educa o povo, ganha espaço nos meios de comunicação. Há uma ganho periférico que não pode ser menosprezado. Esse tipo de coisa gera medo em político. Ninguém quer passar por isso. O senador Renan Calheiros, por exemplo, carrega essa marca na sua vida. Participou negativamente de um momento importante da história do Brasil.

3. É uma forma concentrada de protesto. O que queremos dizer com isso? A petição pode servir de grito, fazer o papel de praça pública virtual, ajudando o poder público a mensurar a extensão da indignação popular. 

Pedimos mais uma vez a sua ajuda. O clã Sarney domina o Maranhão há 50 anos. Como resultado de 5 décadas de oportunidade de mudar a história de um povo, o Maranhão hoje amarga dados sociais absolutamente trágicos: a pior renda per capita do país,  96% das suas casas sem saneamento básico decente, o penúltimo IDH nacional, que mede o desenvolvimento humano e bem-estar das pessoas. O Complexo de Pedrinhas é caso grave de violação dos direitos humanos e irresponsabilidade que custou vidas. A governadora Roseana Sarney perdeu autonomia e respeito. Pior. Está para largar o governo em abril para se candidatar ao Senado Federal, com grande probalidade de ganhar e representar a você e a mim.

Assine a petição. É rápido e simples. Não deixe de expressar sua repulsa pelo Brasil da impunidade política, no qual políticos profissionais passam incólumes pelas atrocidades que cometem contra a população brasileira.

 

Antônio Carlos Costa

Rio de Paz


FEED DE NOTÍCIAS

rio de paz

INSTAGRAM
SIGA O @RIODEPAZ

FACEBOOK


2017 Rio de Paz. All Rights Reserved ©
Design e conteúdo: Approach Comunicação Integrada / Desenvolvimento: InFront Informatização Empresarial
Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, nº 55 - Grupo 209 - Centro, Niterói/RJ. CEP. 24.020-070. E-mail: adm@riodepaz.org.br